Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

COMO ACOMODAR AS GARRAFAS DE VINHOS NA ADEGA? parte 01

 Como devem ser guardados as garrafas de vinho em uma adega?

A melhor forma de guardar vinhos em uma adega climatizada é na posição horizontal e de preferência, que não sofram movimentações, ou seja, quanto menor o manuseio, melhor.

O clima dentro de uma adega é propício para a guarda do vinho. É como se colocássemos o vinho para dormir. Todos sabemos que a melhor posição para isso é deitado e sem ser importunado, mas fora a brincadeira, para o vinho esta também é uma verdade.

Guardado na posição horizontal, o vinho fica constantemente em contato com a rolha, mantendo-a úmida (pelo menos na parte interna da garrafa – na parte externa, é a umidade da adega quem deve fazer este trabalho). Ao longo do tempo, alguns sedimentos do vinho vão se depositando na base da garrafa (sedimentação) por este motivo, quando se movimentam as garrafas este sedimento volta a se misturar com o vinho e o processo é interrompido e recomeçado.

Para que ao longo do tempo a rolha permaneça úmida e o vinho em repouso absoluto, existe uma grande variedade de garrafeiros que dependendo da situação, podem ser empregados.

Vamos conhecer alguns:

GARRAFEIRO INDIVIDUAL DE MADEIRA

GARRAFEIRO INDIVIDUAL DE MADEIRA

 


Garrafeiros individuais acomodam garrafas individualmente em “casulos”. Ideal para uma variedade grande de rótulos com poucos exemplares repetidos. neste caso mantém a garrafa na posição horizontal e ao manusear uma garrafa não  há necessidade de movimentar as outras.

Podem ser com “taquinhos” de madeira como mostram a figura acima, fechados como se vê abaixo

GARRAFEIRO INDIVIDUAL FECHADO

GARRAFEIRO INDIVIDUAL FECHADO

Ou ainda aramado

GARRAFEIRO INDIVIDUAL ARAMADO

 Este tipo de garrafeiro toma um espaço que as vezes é precioso em uma adega, portanto, deve ser utilizado quando houver uma variedade muito grande de rótulos e a relação espaço x quantidade de armazenamento não for um problema.

No próximo post falarei sobre garrafeiros empilháveis, ideal para armazenamento de varias garrafas do mesmo rótulo.

Share

5 Responses to “COMO ACOMODAR AS GARRAFAS DE VINHOS NA ADEGA? parte 01”

  • Jaime Garcia Dias Says:

    Sou um seguidor do seu blog já há algum tempo e sempre achei seus posts excelentes. Sem firulas, você foi direto ao ponto e sanou todas minhas suspeitas sobre esse tema. Você defato me ajudou demais, muito obrigado.

  • blogpda Says:

    I will supplement it further. grateful.

  • blogpda Says:

    Jaime, obrigado.

    Fico realmente satisfeito em saber que tenha gostado deste trabalho.

  • Marcio Machado Says:

    Parabéns pelo site. Bastante instrutivo. Estou construindo uma adega no subsolo de minha casa, cujas paredes estão impermeabilizadas e em contato com o terreno totalmente. Gostaria de saber : há necessidade de isolamento térmico das paredes ? A adega terá porta de madeira com vidro e fora, também no subsolo uma sala de degustação refrigerada, onde a temperatura deve girar em torno de l8 Graus. Será necessário a instalação de vidro duplo com argônio ?

  • blogpda Says:

    Márcio, grato pelo comentário.
    Independente das paredes estarem em contato com o terreno, aconselho a efetuar o isolamento térmico pois além de reter melhor a temperatura da adega, evitará possíveis condensações causados pelo choque térmico.
    Da mesma forma, aconselho a utilizar os vidros duplos assim como todos os cuidados que uma adega deve ter em seu projeto. A idéia do subsolo nos causa uma falsa impressão de que temos as condições ideais para a guarda de vinhos, porém a não ser que o ambiente esteja a muitos metros abaixo da superfície, sempre haverá mudanças de temperatura e umidade que devem ser controladas.

Leave a Reply